Vereadores avaliam eleições e cobram melhorias em serviços públicos durante reunião em Muzambinho
A Câmara Municipal de Muzambinho realizou, no dia 5 de outubro de 2026, a 34ª reunião ordinária dos vereadores. Durante a sessão, os parlamentares avaliaram o resultado das eleições, destacaram apoios políticos e apresentaram reivindicações relacionadas à saúde, habitação, infraestrutura, iluminação pública, transporte e qualidade dos serviços prestados pela Copasa.
Avaliação do cenário eleitoral
O vereador Professor Otávio analisou o desempenho dos candidatos nas eleições majoritárias e proporcionais. Ele celebrou a reeleição de parlamentares e o resultado de candidatos apoiados no município, como Luizinho, Beatriz Cerqueira, Miguel Ângelo, Lula, Patrus Ananias e Marília Campos.
O parlamentar também destacou a força política do prefeito Paulinho Magalhães na ampliação da votação de seus aliados, citando como exemplo o crescimento expressivo da votação do candidato Arnaldo. Ao avaliar o desempenho do campo progressista, Professor Otávio considerou positiva a campanha do Partido dos Trabalhadores em Muzambinho.
Dr. Mário Menezes transmitiu os agradecimentos dos deputados Antônio Carlos Arantes, que foi majoritário no município, e Lafaiete Andrada pelo apoio recebido nas urnas. Ele também parabenizou o governador eleito Cleitinho Azevedo e ressaltou a importância do convite feito ao candidato Flávio para integrar o governo estadual.
Mateus Coimbra parabenizou os eleitores pelo posicionamento nas urnas e convocou a população a apoiar Flávio no segundo turno. O vereador ainda solicitou moções de aplauso aos deputados Emidinho Madeira e Antônio Carlos Arantes pelas expressivas votações obtidas em Muzambinho, além de sugerir a realização de festas e eventos culturais na cidade.
Em intervenção, Lúcia Bernardes pediu uma moção de aplauso ao deputado estadual Rodrigo Lopes e agradeceu ao deputado Cássio Soares pelas contribuições destinadas ao município.
Já Carlão Miranda celebrou a realização do processo eleitoral e parabenizou todos os candidatos que participaram da disputa. Ele lamentou a não reeleição dos deputados Arnaldo Silva, Cássio Soares e José Silva, destacando o apoio e os recursos destinados por eles a Muzambinho. O vereador também defendeu a união da classe política e o diálogo no período pós-eleitoral.
Cobranças à Copasa
As interrupções no abastecimento de água e os problemas provocados por intervenções em vias públicas estiveram entre os principais temas da reunião.
Baiano Salomão fez duras críticas à Copasa devido às frequentes interrupções no fornecimento de água e à abertura de buracos nas ruas sem a devida autorização ou fiscalização do município. Durante sua fala, o vereador exibiu o áudio de um empresário local que demonstrou indignação com a situação.
Daniel Ferraz também manifestou insatisfação com a qualidade dos serviços prestados pela companhia e apoiou o envio de uma nota de repúdio em nome da Câmara Municipal.
Emendas e melhorias nos bairros
O vereador Afrânio Verdureiro informou que apresentou, em parceria com Baiano Salomão, um projeto de decreto legislativo para homenagear comerciantes e empresários de Muzambinho. Ele também solicitou a limpeza de bueiros na Vila Socialista e destacou a substituição de lâmpadas na comunidade.
Por meio de emendas impositivas, Afrânio destinou recursos para a compra de um transformador e para a instalação de uma academia ao ar livre no Jardim dos Imigrantes, além de verbas para a área da saúde. O parlamentar ainda propôs uma moção de aplauso ao governador eleito Cleitinho Azevedo e afirmou que a atuação política deve ser pautada pela boa vontade, honestidade e humanidade.
Reginaldo Esaú, o Canarinho, mencionou a destinação conjunta de emendas impositivas pelos vereadores para a compra de uma van executiva destinada ao transporte de pacientes até Jaú. Ele também citou os recursos direcionados ao Jardim dos Imigrantes para a instalação de um transformador e a criação de uma área de lazer.
Daniel Ferraz solicitou a manutenção de um bueiro próximo à sede dos Voluntários do Câncer e destinou emendas para a pavimentação da Rua Luís Benassi, no bairro Barra Funda.
Habitação e transporte da saúde
A necessidade de ampliar os programas habitacionais no município foi reforçada por diversos vereadores. Baiano Salomão defendeu a criação urgente de projetos de moradia popular e divulgou o relato de uma moradora da zona rural que precisa de uma casa própria.
Daniel Ferraz parabenizou os governantes e deputados eleitos, mas reforçou a cobrança por políticas habitacionais para a população de Muzambinho. O vereador Canarinho também exigiu maior empenho do Executivo no cumprimento da promessa de construção de moradias populares.
O transporte de pacientes também foi tema de cobrança. Além da aquisição da van para deslocamentos até Jaú, os vereadores destacaram a necessidade de fiscalização no serviço. Jaqueline Kraus cobrou rigor na apuração de denúncias sobre excesso de velocidade praticado por motorista de veículo da saúde. Segundo a vereadora, a segurança dos passageiros, incluindo gestantes e pacientes em tratamento, deve ser prioridade.
Obras paradas e infraestrutura
Na condição de presidente da Comissão de Obras, Jaqueline Kraus solicitou informações e um cronograma sobre as obras paradas da Escola Sagrado Coração de Jesus e da quadra do Frei Florentino.
Canarinho criticou ainda a falta de pintura e sinalização viária nas ruas da cidade e pediu providências do Poder Executivo.
Durante a reunião, também foram anunciadas moções de aplauso a Paulo, às servidoras Valéria e Marli, do sindicato, e a João Paulo Dini. O vereador informou ainda que havia uma agenda marcada com o governador eleito Cleitinho Azevedo.
Regularização e reconhecimento
Baiano Salomão orientou o grupo Adapta a procurar o setor jurídico da Câmara para regularizar sua documentação e, assim, viabilizar o recebimento de emendas impositivas no próximo ano.
Dr. Mário Menezes elogiou o trabalho do assessor parlamentar Dr. Otávio Goulart e solicitou o envio de voto de pesar ao ex-vereador e advogado José Reis da Silva, pelo falecimento de sua filha.
A reunião foi marcada pela combinação de avaliações sobre o cenário político após as eleições e cobranças por melhorias concretas nos serviços públicos e na infraestrutura do município.